sábado, 13 de agosto de 2011

Estado_elementos _constitutivos_ e características_ Parte_I_ 3º Ano_EnsinoMédio


Pergunta:


 Qual é o nome oficial do Brasil? (Após a leitura desta página a resposta aparecerá)


Conceito de Estado: elementos constitutivos e características


Parte I




 “Uma definição abrangente de Estado seria ‘uma instituição organizada política e social e juridicamente, ocupa um território  definido na maioria das vezes, sua lei maior é uma constituição escrita. È dirigida por um governo soberano reconhecido interna e externamente, sendo responsável pela organização e pelo controle social, pois detem o monopólio legítimo do uso da força  e da coersão.



  • O Estado é uma instituição que possui uma organização interna;

  • Sua existência depende de um espaço geográfico definido, um território;




  • Um Estado geralmente é organizado segundo leis escritas, um exemplo: Uma Constituição; além disso, é dirigido por um governo reconhecido internamente por sua população e externamente por outros Estados (ou países).



  • É responsável pela organização e pelo controle da sociedade, pois é o único que pode manter forças armas(Exército e força policial), e tem legitimidade ou autoridade para impor a ordem pela força (monopólio legítimo do uso da força e coerção).


Elementos constitutivos do Estado



“ O Estado é uma sociedade de pessoas chamada população e determinado território, sob a autoridade de determinado governo,  a fim de alcançar determinado objeto, o bem comum”




O poder que demanda da instituição estatal está além destes elementos aprenstados. Um governo, por exemplo, não é o mesmo que Estado, mas sim o poder do Estado, dividido em funções, geralmente representadas  pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.



Resposta: República Federativa do Brasil.

Pergunta: 

O que isso significa?